Olhos Fechados

sábado, 14 de junho de 2008


Eu nunca fui boa em matemática, e fico feliz quando tiro uma nota acima de 5 , e pra falar a verdade, não tenho nenhuma esperança de um dia entender todas aquelas regras e contas.
Me falta paciência pra fazer todos aqueles exercícios e no final, me dar conta de que não entendi absolutamente nada ! Tá, mas a minha raiva pela matemática não vem ao caso.

Hoje, eu teria prova de Matemática 1 e 2 , mas aconteceu um fato na minha sala que eu não poderia deixar de comentar aqui no blog.
Eu tive aula de matemática na quinta feira, e o professor deu uma daquelas matérias super chatas e difíceis de entender, sendo que essa matéria seria a
"única" da prova !

O problema é que todos nós achamos que o tempo não seria suficiente para entender e praticar a matéria, não íamos conseguir estudar apenas na quinta e na sexta ! Resultado : resolvemos fazer um abaixo-assinado para tentar adiar uma das provas de matemática. Foi uma confusão enorme, já que alguns alunos se recusaram a assinar, alegando que
nunca adiariam a prova.

De 40 alunos, conseguimos a assinatura de 35 ! E ontem, recebemos a notícia de que a prova seria adiada ! Conseguimos !
E algumas das pessoas que assinaram a lista ( inclusive eu ), ficamos com raiva daqueles que não assinaram, porque não era uma coisa ruim, iria beneficiar a todos.
Em especial 2 alunas novas na minha sala, não assinaram, e a
bronca maior foi pra cima delas !
Um dos meus amigos chegou a dizer que não gostava delas na frente de todos, e que elas não tinham sido compreensivas, eram novas na turma e não tinham colaborado, e mesmo assim, no final, levaram a melhor junto com toda a turma ! Eu concordei com ele !

Quando cheguei em casa, liguei para um amigo meu, e começamos a conversar sobre isso, até que ele disse :
" Ah, aquelas meninas não assinaram porque são bolsistas, mas isso não é desculpa."

Acho que fiquei muda por uns 15 segundos. Fala sério, a errada era eu ! Que não fui capaz de entender os motivos das meninas . Imagina o valor que elas não devem dar a essa bolsa de estudos, a ponto de não se envolver em um , digamos assim,
"protesto" . Claro, devem ter ficado com medo, já que estão ali, estudando em uma ótima escola, sem pagar ! Apesar de continuar achando que isso não as prejudicaria de forma alguma, eu acho que fui um pouco injusta, mantive meus olhos fechados ! Respirei fundo, e resolvi que da próxima vez não vou julgar antes de saber os motivos das outras pessoas.



A vida ensina

segunda-feira, 9 de junho de 2008


Às vezes temos a chance de fazer alguma coisa, e deixamos ela passar !
Mas fazemos isso com a certeza de que pode nos prejudicar depois, ou não...
Pensamos sempre no " Não, isso não vai me afetar futuramente".
E como não temos uma bola de cristal para adivinhar o que vai acontecer amanhã, ou semana que vem, isso não passa de mais uma tentativa otimista de justificar o que estamos deixando de fazer, para que a culpa não apareça.
Isso parece tão injusto, porque quando queremos a oportunidade de fazer alguma coisa e ela não aparece, ficamos chateados, mas e quando nós temos essa oportunidade ?
Ela está aí todos os dias, na nossa frente ! Oportunidade de conversar um pouco mais com a sua quando ela está fazendo aquela comidinha que você tanto gosta, oportunidade de abraçar aquela sua amiga que sempre te ajudou tanto, oportunidade de tirar aquela dúvida que vem te atormentando a um bom tempo...
Particularmente, isso vai me fazer falta daqui a um tempo, talvez quando eu não tiver mais essas chances e olhar pra trás, percebendo que não fiz a coisa certa naquele momento...
Pode até ser que eu tenha outra chance de fazer o que não fiz, e espero que eu perceba isso, pra não errar 2 vezes !
A vida é assim mesmo, ela está sempre nos oferecendo coisas novas, e nem sempre nós estamos preocupados em recebê-las !
Mas vamos continuar tentando, quem sabe um dia não aprendemos ?

PS.: isso foi só uma forma de desabafo, já que estou super chateada ! Segunda feira passada, perdi uma aula por pura preguiça e achei que isso não fosse me fazer falta. E hoje, perdi aula novamente, mas é porque estou mega resfriada. E meu irmão me
disse : " Seu erro foi ter faltado semana passada sem ter motivo, viu como a vida ensina ? Agora vai ter que correr atrás do prejuízo. "

Leia e Liberte-se

quarta-feira, 4 de junho de 2008


Acho que foi isso que meu professor de inglês quis dizer, ao perder uma hora da sua aula para conversar com a turma. Ele é um dos caras mais inteligentes que eu conheço, e é meu professor a 6 anos, já me deu aula de Português, Redação, e agora uma mísera hora por semana de inglês.
Bom, acho melhor tentar explicar com as minhas palavras o que ele disse.
E tenho que citar que ele ficou impressionado ao perguntar quem da minha turma lia 3 livros por mês, e apenas 1 aluna levantar o braço (não, não fui eu ! )
Hoje em dia, quando conseguimos um bom emprego, achamos que estamos bem e que temos uma "vida boa"... mas na verdade não somos nada além de escravos que não sabem o verdadeiro significado da palavra liberdade ! A única coisa que mudou é que ao invés de troncos como antigamente, nós somos presos a uma vida que os "outros" colocam na nossa cabeça como se fosse a "ideal".
Algumas pessoas se enchem de orgulho ao falar : estou seguindo os passos do meu pai ou da minha mãe( e não estou dizendo que isso é errado de maneira nenhuma.. eu ficaria feliz em ser como a minha mãe).
Mas quem foi que disse que a vida do seu pai ou da sua mãe é ou foi a melhor ? Seu pai seria capaz de largar o emprego agora pra tomar um café com você ? E sua mãe, teria a possibilidade de sair de casa e te levar para ver um espetáculo na Broadway ?
E quem foi que disse também que VOCÊ não pode fazer isso ?
Os meios de comunicação foram dominados para "nos" dominar também.
Eu não quero me sentir realizada vendo uma novela em que o pobre vira rico e o rico vira pobre !
E nem quero me sentir feliz em ter um emprego que eu saia às 6 da manhã e volte às 8 da noite, sem ter tempo de viver ! Porque quando eu tiver 60 anos e abrir a janela da minha casa, eu vou perceber que não fiz absolutamente nada.
NUNCA é tarde demais para fazer alguma coisa, e eu tenho toda a minha vida pela frente ! Eu não quero ser uma prisioneira...

E no final de tudo ele disse : "Quanto maior sua instrução, maior será a sua liberdade".

Eu aprendi que tenho que ser do tamanho dos meus desejos, e que pra isso, eu não tenho que ficar parada, vendo o tempo passar e imaginando que a vida só é bela pra quem participa de um reality show e sai milionário.

"O principal perigo na vida é que você pode tomar precauções demais."
(
Alfred Adler)

ps.: gostaria de agradecer aos comentários no último post, eu sei que são pouquinhos, mas com o tempo, o número de desejos vai aumentar!
O blog tá só começando !



Desconhecidos

domingo, 1 de junho de 2008


O vizinho que senta ao nosso lado no ônibus não é ninguém para nós..e mesmo assim, dividimos alguns minutos da nossa vida com ele.. e é isso que acontece em todos os momentos, não apenas no ônibus, mas em qualquer lugar.
E quando me perguntam com quem dividi os melhores momentos da minha vida, me limito a citar apenas amigos e família, mas e o meu companheiro do ônibus ?
Vamos imaginar que eu tenha recebido uma ótima notícia por celular, "no ônibus" ! Tem um homem sentado ao meu lado, e eu não consigo tirar o sorriso do rosto, e de repente, ele sorri também. Viu só como acontece ? Mesmo ele sendo desconhecido, ele compartilhou comigo aquele momento ! É estranho pensar que um sorriso, ou uma lágrima sejam presenciados e comentados por pessoas que nem reparamos, e nunca temos a noção disso !
Vivemos em um mundo que nos torna fechados, introvertidos...
Se uma pessoa para você na rua pra te pedir uma uma informação, você tem medo.
E é geralmente essa reação que nós temos : o medo !
Mas agora, me responda : se você estivesse passando na rua, e uma pessoa sorrisse pra você, qual seria sua reação ? Eu, particularmente, não sei se iria retribuir o sorriso, ou se ia achar que aquela pessoa é louca.
Acho que fico com a segunda opção, afinal, não é normal hoje em dia, uma pessoa sorrir pra você na rua, mas seria muito bom se isso fizesse parte do nosso dia-a-dia não é ?

"As pessoas são solitárias porque constroem paredes em vez de pontes"
(Joseph F. Newton)